quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Entrevista de Michael para a GQ Magazine de Junho [Parte 2]

Naquela época, Fassbender olhou a parte do vídeo. "Eu tinha cabelo comprido, até aqui ..." ele diz, indicando a sua mão até o peito, "... Martens 10 buracos-Doc, e shorts de combate com cortes até no joelho." Ele e seu amigo Mike tinham uma banda, mas nunca conseguiu encontrar um baterista ou baixista, e seu único concerto, foi em um pub local no meio do dia, foi apenas dois deles. Não foi um triunfo. Eles continuaram sendo solicitados a abaixar o volume, mais e mais. "Ninguém quer ouvir Metallica na hora do almoço", diz ele.


Levou um tempo para perceber que ele nunca seria bom o suficiente. Ele precisava de um novo plano. "Como um adolescente, você está procurando por algo que se encaixa para você. ''Eu era bonito ainda é na media do possível. Eu só estava procurando por algo que eu poderia relacionar e talvez se destacar em mim mesmo." Isso se transformou na atuação em filmes.

O primeiro trabalho de Fassbender na TV foi em uma comédia britânica chamada Hearts & Bones de que ele bancou um namorado conhecido como Herman O Alemão que gostava de transportar cerca de um snorkel. (Fassbender nasceu na Alemanha e tem um pai alemão, embora a partir de 2 anos ele cresceu na Irlanda, terra natal de sua mãe.) Às vezes, quando você vê estrelas de cinema futuras em seus primeiros papéis pequenos, o brilho do que eles se tornarão irá deslumbrá-lo. Mas isso não é assim. O jovem Michael Fassbender parece significativamente mais inconseqüente e menos atraente do que o famoso. É totalmente plausível na tela quando ele faz um caso com uma garota que eles deveriam ficar juntos porque "nenhum de nós somos obrigatoriamente bonitos."

Um ano fora da escola de drama, ele conseguiu o que parecia ser sua grande chance quando ele foi lançado na I Guerra Mundial HBO II a série de Band of Brothers. Ele passou nove meses em conjunto, apenas para descobrir a diferença cruel entre a câmera ligada, dia após dia e estar visível na obra acabada. "Blink", diz ele, "e você vai sentir minha falta." Vários meses em Los Angeles trouxe mais rejeição. "Eu não estava soprando-los na sala de audição, que é de certeza", diz ele. "Eu só não me sintia resolvido, confortável ou confiante." Ele retirou-se para Londres e passou a maior parte dos próximos anos na TV britânica, e, embora os papéis ficaram maiores ao longo do tempo, e ele sempre me pareceu para ocupá-los com élan, ele ainda não irradia nada notável.

Mas Fassbender diz que quando 2007 chegou, de alguma forma ele sabia. "Havia algo engraçado sobre aquele ano", diz ele. "Eu percebi que alguém  deixou a porta aberta. Eu sou do tipo supersticioso, eu nasci em 1977, era de 2007. Eu apenas senti algo em meus ossos."

No entanto, a oportunidade da vida Fassbender quase escorregou por ele. Ele foi convidado a se reunir com o Inglês artista Steve McQueen, que estava planejando fazer seu primeiro filme, Hunger , sobre a IRA fome atacante de Bobby Sands, que passou fome até morrer em 1981 como um protesto contra as autoridades britânicas. Fassbender e McQueen não se deram bem. Fassbender foi cauteloso sobre como lidar com alguém com um episódio tão importante e emocionante na história da Irlanda. McQueen simplesmente não gostou do homem que ele conheceu. Ele pensou, Fassbender foi arrogante.

O casting do diretor McQueen  convenceu-o a encontrar Fassbender uma segunda vez, e ambos viram o que tinham anteriormente perdido. "Eu era como, Esse cara é o que eu venho procurando há tanto tempo", diz Fassbender. "Você está olhando para aquele cara ou mulher que realmente está acontecendo para elevar você e empurrá-lo da maneira correta e realmente tirar algo de você que você não seria capaz de alcançar a si mesmo."

Há uma tendência, como acontece em Shame, para reduzir o que Fassbender fez em Hunger de um talento físico específico, neste caso passando fome mesmo para que ele pudesse atuar as cenas finais pesando apenas 128 Lbs (58.18 Kgs mais ou menos isso. Deixar perder o peso necessário é um compromisso assustador e de auto-controle, e o resultado destes esforços é aterrorizante, sombrio e desolador: um homem forçando seu próprio corpo a definhar até agora que em breve não haverá mais espaço para ser uma pessoa dentro dele. Mas o que Fassbender faz em Hunger  transcende isso. Pela primeira vez, ele controla o sindicato, e de outro lado, o naturalismo, e no sereno comando  que ele trouxe para uma gama diversificada de papéis descontroladamente desde então. Em um ponto, há uma chance única câmera ininterrupta que dura há mais de 17 minutos, uma cena onde debate o caminho à frente com um padre cético, apenas dois homens conversando, mas se eu não tivesse lido que era um único tiro, eu Acho que não teria notado nada, mas o que eles disseram *.

Se era mais que Hunger que despertou algo dentro de Fassbender, ou se simplesmente alertou o mundo do cinema que aqui era um ator que poderia fazer muito mais do que havia sido feito a ele, depois que tudo parecia um papel diferente. Ele podia ser igualmente fascinante como um encantador de vontade fraca em um drama de baixo orçamento doméstico britânico (em Fish Tank) ou como um personagem de quadrinhos icônico em um blockbuster (em X-Men: First Class, com sua sinistra humanização do Magneto jovem). Talvez o melhor de tudo foi a vez dele, breve majestoso em Inglourious Basterds de Tarantino crazy motherf****, onde Fassbender fez parecer como se tivesse sido sempre o caso que ele poderia cair em um filme por menos de meia hora e entregar um desempenho de tal precisão e carisma que ninguém se esqueça.


Michael Fassbender como o Tenente Archie Hicox
em Bastardos Inglórios

Apesar de ter sido bem revisado e muito discutido, Shame não era amplamente visto, um sucesso de bilheteria. E apesar de seu tema principal, não é no mínimo um filme excitante. Além disso, enquanto Fassbender aparece nu em muitas cenas no filme, ele é, naturalmente, longe de ser o primeiro ator do sexo masculino a aparecer desta forma. Então, por que sua nudez inspirou tanta atenção, tanto foco e euforia?

Eu diria que a principal razão, se está sendo honesto, é simples, e se relaciona com o foco do tamanho do pênis em nossa cultura: As pessoas se sentem livres para falar a cerca do pênis de alguém como se isso não é insultuoso ou inadequado, porque, se esse pênis é suficientemente grande, qualquer referência a ele é, por padrão, lisonjeiro. (Se fosse dotado de "uma salsicha inexpressivo", por assim dizer, muito menos teria sido dito.) É por isso que cada parte em que Fassbender aparece despido em Shame é reduzido a um simples ato de despir-se, ninguém parece se preocupar que ele é um insulto para tudo o que ele fez no filme: ele tem um pau grande, então ele não tem nada a ser infeliz e sobre todos os motivos para sorrir em qualquer coisa que possamos dizer sobre o assunto. Eu acho que realmente pode ser uma coisa idiota.


Aliás, Fassbender apareceu tão nu em Hunger como ele estaria em Shame, mesmo que apenas fugazmente. Ninguém parece mencionar isso. Suponho que quando um prisioneiro nos últimos meses de sua vida está sendo violentamente despojado e lavado à mangueira, piadas pau não parecem ser  tão engraçado..


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